
Histórico de Atividades do Núcleo de Criação e Estudos em Performance
O Núcleo de Criação e Estudos em Performance foi fundado em 2021 com o objetivo de desenvolver investigações artísticas e teóricas voltadas à performance e suas relações com o corpo, o espaço e a memória a partir do trabalho de seu fundador, Smekatz.
Ainda em seu ano de criação, o núcleo realizou duas importantes ações: a exposição Ato 01 no Centro de Arte e Design da Região de Joinville (UNIVILLE) e a performance Campo, corpo, linha e mancha, apresentada na Galeria 33. No mesmo período, apresentou também a performance Derra-mar, no Centro de Arte e Design da Região de Joinville (UNIVILLE).
Em 2022, o núcleo deu continuidade às suas experimentações com a apresentação de Actus, na Casa da Cultura de Joinville, e da performance Território, novamente no Centro de Arte e Design da Região de Joinville (UNIVILLE). Nos anos de 2023 e 2024, o grupo desenvolveu o projeto Trabalho de Corpo, realizado em importantes instituições museológicas da cidade de Joinville: o Museu de Arte de Joinville (MAJ), o Museu Arqueológico de Sambaqui, e o Museu Nacional da Imigração e Colonização. Além disso, apresentou a exposição Energia do Gesto na Galeria 33 e a performance Sudarium na AAPLAJ – Associação de Artistas Plásticos de Joinville.
Em 2025, o núcleo apresentou a exposição Campo de Forças: corpo, linha e mancha, e a performance homônima a exposição, ambas no Instituto Internacional Juarez Machado. E a Performance Líthus na AAPLAJ – Associação de Artistas Plásticos de Joinville.
No momento, encontra-se em fase de desenvolvimento o projeto Martas e Marias, com estreia e lançamento de publicação previstos para novembro de 2025.